terça-feira, 24 de junho de 2014


Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes:  Acd Roberto Guimarães da Silva e
 Acd TATIANE MACHADO SÁ
  
Introdução
Considerações Finais
Referências
 
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC'S) UTILIZADAS NO POLO BOA VISTA ENSINO A DISTÂNCIA DO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS (PBV-EAD/CMM)

Relatório
Relatório de pesquisa apresentado ao Centro de Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima, como requisito parcial para obtenção de notas da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação – PE 419, sob orientação da professora MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque. 
 
 INTRODUÇÃO
     Este trabalho tem por finalidade analisar e o uso das tecnologias de informação e Comunicação no Polo Boa Vista de Ensino a Distância do Colégio Militar de Manaus, detalhando a forma de funcionamento das TIC'S no EAD, o seu emprego, o ambiente de trabalho, salas virtuais, a utilização dos meios de comunicação disponíveis no Polo. Levando ao leitor, a possibilidade de acessar seus mecanismos, fluindo o imaginário, no sentido de auxiliar, ampliar e desenvolver, através das diversas formas de desenvolvimento do trabalho no PVB-EAD/CMM.

RELATÓRIO
     Ao chegar ao PBV-EAD/CMM fomos muito bem recebidos pelo Major de Artilharia ROGÉRIO CARDOSO SUPLINO, Coordenador do Polo Boa Vista, o qual nos explicou o funcionamento do Polo, de uma forma geral. Logo após, o informamos a finalidade de nossa visita, a qual demonstramos o nosso interesse em fazer uma pesquisa de campo, sobre a utilização das TIC'S naquele Polo. Relatamos a forma que gostaríamos de desenvolver a atividade; Primeiramente, gostaríamos de de entrevistar os coordenador, professor e alunos, a cerca de que modo cada um utiliza as ferramentas de comunicação; Posteriormente verificamos em loco, o acesso e os ambientes em que se localizam os meios tecnológicos da informação (quanto a sua adequação); e Finalizando, colheríamos informações sobre a utilização das ferramentas de informação.
Para que pudéssemos atingir nossos objetivos utilizamos recursos como: Câmeras fotográficas, livros didáticos, retroprojetores, computadores e a operação em ambiente virtual.
    1. ENTREVISTA COM O COORDENADOR DO POLO – MAJOR ROGÉRIO      a. Qual é a importância das TIC'S para o Ensino a Distância?R: Aqui no Polo é fundamental a utilização de tecnologias de informação e comunicação, pois os alunos necessitam dentre estas tecnologias, no mínimo de um computador com acesso a Internet, para que possam acessar as “salas de aulas virtuais” e desenvolver seus estudos.
b. Quais as ferramentas de informação mais utilizadas neste Polo?
R: Nos utilizamos computadores, tablet's, celulares com acesso a internet.
c. Como os alunos aprendem a utilizar as Tecnologias de Informação?
R: As ferramentas que são utilizadas estão no site do EAD, sendo possível o aprendizado passo a passo, por parte do aluno. Ao serem matriculados, os alunos recebem um login e uma senha de acesso ao ambiente virtual, no qual existem diversos link's auto explicativos e informativos, desde o processo de matrícula até como receber trabalhos e provas via internet.
d. Existe ainda alguma TIC, no Polo, ainda não empregada, que o Sr gostaria de utilizar?
R: Infelizmente ainda não conseguimos a aquisição para o Polo de telas interativas, nas quais existem diversas possibilidades de utilização, sendo uma das principais maneiras de se aplicar aulas interativas, inclusive teleconferências, o que facilitaria as nossas atividades.

    1. ENTREVISTA COM O PROFESSOR 3º SGT FEITOSA – HISTÓRIA
  a. Qual o maior interesse dos alunos, em sala de aula, dentre as tecnologias de informação e comunicação utilizadas neste Polo de Ensino?
            R: Dentre as mais utilizadas eu destaco o uso do celular com acesso a internet, pois com os diversos problemas de acesso a Internet, os celulares dos alunos possuem arquivos baixados do ambiente virtual, ou seja, das “salas de aulas virtuais”, desta forma não há descontinuidade no aprendizado, pois professores e tutores podem se apoiar neste recurso tecnológico e no material didático que os alunos recebem.
        
               b. Dentro do Curriculum o Senhor teve algum problema na aplicação do conteúdo por causa das TIC's?
             R: Nas aulas de História os alunos possuem material didático escrito e seu ambiente virtual de apoio e retirada de dúvidas. Por este motivo raramente encontro problemas na consecução das aulas.
                 c. O Senhor consegue corrigir seus trabalhos em ambiente virtual?
             R: Não consigo, devido a não ter acesso a sala virtual de cada aluno e as correções, neste ambiente são realizadas a distância pelos tutores do Colégio Militar de Manaus.

2.3 ENTREVISTA COM O ALUNA LUANA
a. Ao chegar ao Polo Boa Vista você teve dificuldade em estudar por meio do ensino a distância?
R: O método de ensino a distância é um pouco diferente do ensino presencial, aqui no EAD, nos alunos temos que ir de encontro ao conhecimento, os professores e tutores nos auxiliam em sala de aula e temos tutores e professores a distância, que reforçam o conhecimento e nos auxiliam em casos de persistências de dúvidas. Aqui nos é cobrado uma postura mais concentrada em relação aos estudos e postura em relação as nossas atitudes como alunos.
b. Como você aprendeu a utilizar os meios de comunicação a distância?
R: Desde o processo de matrícula, através do site do EAD, nos é ensinado a utilizar a nossa sala de aula virtual, como falar com os tutores a distância, e acessar nossas notas e tarefas, é muito fácil.

      3. BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA
           O ano de 2002 marcou o início das atividades do Projeto de Ensino a Distância do Colégio Militar de Manaus (EAD/CMM), que beneficiou 59 alunos em todos os Estados atendidos pelo Comando Militar da Amazônia, chegando a 275 alunos em 2006. 
A taxa de permanência no curso, ou seja, alunos matriculados que concluíram o ano letivo, sofreu sensível evolução, passando de 80% para 96%.  Pelo quinto ano consecutivo, mais de 85% dos pais e alunos classificaram o curso como excelente ou muito bom, fato plenamente comprovado ao se observar a continuidade dos estudos de nossos ex-alunos, atualmente matriculados em Colégios Militares e instituições civis em diferentes Estados. 
Esses itens refletem, com muita propriedade, a qualidade do serviço prestado pelo CMM e por todos os militares que apoiaram o processo nas diversas Organizações Militares (OMs), particularmente, os senhores Comandantes, Chefes de Terceira Seção, Orientadores (Oficiais ou Sargentos) e, no caso do pessoal no Exterior, os senhores pais e responsáveis. 
As pesquisas mostraram que, de 2002 a 2006, o sucesso dos alunos esteve ligado a três fatores principais: 
  •  a participação efetiva dos pais no processo;
  •  a ação enérgica e interessada dos orientadores e tutores;
  •  o comprometimento das OMs no cumprimento da nobre missão educacional.  
          Nos dias atuais a Seção de Ensino a Distância (SEAD) do Colégio Militar de Manaus atende a mais de 400 (quatrocentas) crianças, no Brasil e no Mundo, utilizando as tecnologias de informação disponíveis, com a finalidade de dar o apoio necessário aos seus alunos.
No caso específico do Exterior, ressalta-se a ação dos pais, participando efetivamente da vida escolar de seus filhos, uma vez que também exercem a função de orientadores.
O Polo Boa vista de Ensino a Distância iniciou seus trabalhos no mesmo ano (2002), nas instalações do 10º Grupo de Artilharia de Selva, sob a Coordenação do então Cap Ísola; meados de 2004 passou a funcinar na casa de apoio da mesma organização militar, com acesso pela Rua Marechal Rondon, ao lado da atual POUPEX; em 2005 foi transferido para o 2º piso do Ginásio do Circulo de Oficiais de Boa Vista, onde funciona até os dias atuais, atendendo a 40 (quarenta) crianças que estudam do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os alunos utilizam diversas tecnologias como: rede de computadores, tablets, i-fones, data-show, via Internet e Skipe, para acesso a Tutoria Virtual, possuindo ainda, Tutores presenciais em todas as disciplinas.
      4. QUEM TRABALHA
      Na SEAD em Manaus trabalham cerca de 30 (trinta) pessoas, entre civic e militares, já no Polo Boa Vista são mais 6 (seis) militares na Administração e mais 14 (quatorze) professores.

      5. QUEM SÃO OS PROFESSORES E/OU TUTORES?
      Os professores são militares do Exército, da Aeronáutica e professores civis, formados nas diversas áreas do conhecimento, já os Coordenadores e Tutores são somente militares do Exército, ligados a Organização Militar Madrinha do EAD/ Polo Boa Vista.

       6. COMO SÃO SELECIONADOS?
      Os Coordenadores são nomeados pelo Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, os Tutores e Monitores são nomeados pelo Comandante da OM madrinha e os professores são militares e civis voluntários, que passam pelo crivo do Coordenador do Polo, para a sua nomeação.
        7. HÁ OUTROS PROFISSIONAIS TRABALHANDO
        a  Além dos pessoal diretamente envolvido com EAD/ Polo Boa Vista, existem diversos militares do Exército e Aeronáutica, inclusive Polícia Militar que indiretamente apoiam o Polo. 

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
  Ao encerrar este relatório, chegamos a conclusão que foi muito interessante visitar e pesquisar informações sobre como funciona uma escola que utiliza o sistema de ensino a distância, pois podemos verificar que as tecnologias de informação, nos dias atuais são de fundamental importância para o aprendizado, pois o relacionamento dos alunos em relação ao seu dia a dia é diretamente com o Colégio Militar em Manaus, e que seus conteúdos programáticos, material de ensino, provas, trabalhos e outras tarefas são repassados por meio dos computadores.
Os alunos podem ainda, acessarem de qualquer lugar do Brasil ou do Mundo, o que permite aos filhos e dependentes dos militares a dar continuidade aos seus estudos. Sendo filhos e dependentes de militares e acompanhando seus pais e suas transferências, os alunos do Colégio Militar tem um grande privilégio, ao possuírem este mecanismo de ensino, pois no Brasil é muito raro sistemas de ensino a distância, através do uso de TIC'S, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Blog: Disciplina: Tecnologia na Educação-CEDUC 2010.1. Disponível em: <http://teresakatia-tecnologiaeducacao.blogspot.com/>. Acesso em: 14 maio. 2014. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário