terça-feira, 29 de abril de 2014

1-

O que é EaD:

EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.
EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar as provas. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook  etc.
A Educação a Distância foi regulamentada pelo Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entre outras disposições, determina que a educação a distância será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União. Caberá também à União regulamentar requesitos para realização de exames e para registro de diplomas relativos ao curso.

Referência: 
Significado de EAD.
<http://www.significados.com.br/ead/>



2-

O que é educação à distância (EAD)?

De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação."(definição que consta no Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n. 9.394/96.).
1.1 A evolução na educação à distância no Brasil, sua legislação segundo o que rege a LDB. As tecnologias telemáticas que permitem uma rápida comunicação entre professores e alunos.


Referência: 
O que é educação à distância (EAD)?
<http://www.mundovestibular.com.br/articles/4958/1/O-que-e-educacao-a-distancia-EAD/Paacutegina1.html>




3- A Educação a distância veio de encontro a uma grande necessidade de se  difundir e socializar em larga escala a educação e os métodos de ensino e aprendizagem, possibilitando, de forma igualitária o acesso aos conteúdos  programáticos, constituídos pelos diversos tipos de curriculum. Realizando a integração instrutor/ instruendo  sem a necessidade   de compartilharem o mesmo espaço físico, e com os recursos da Internet, satélites, etc.. Ainda é possível se educar/ aprender a distância em qualquer lugar do Planeta, e até fora dele, se for necessário.
A educação a distância cresce a cada dia, nos diversos sistemas de ensino, sejam eles escolar, acadêmicos, profissionalizantes,  e em seu bojo o EAD traz profundas modificações nos elementos que o utiliza, uma vez que o educando possui maior liberdade para aprender, também deve possuir uma responsabilidade, comprometimento e disciplina muito maiores, que os mesmos do ensino presencial. Estas últimas atitudes geram crescimento  intelectual e capacidade de desenvolvimento cognitivo, acima da média, pois os receptores do processo, não só absorvem conhecimento, mas também os constroem dentro de si. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário