O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Possibilitar a ampliação da consciência crítica e política do aluno;
- Entender a participação política como forma de transformação social;
- Discutir sobre o processo democrático no qual se constituem as diferentes formas de participação: plebiscito, referendo, eleições;
- Conhecer melhor as formas de participação política dos jovens em sua cidade.
- Entender a participação política como forma de transformação social;
- Discutir sobre o processo democrático no qual se constituem as diferentes formas de participação: plebiscito, referendo, eleições;
- Conhecer melhor as formas de participação política dos jovens em sua cidade.
Duração das atividades
8 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aulas 1 a 3: delimitando a temática
Esta pesquisa irá discorrer sobre a Participação do Jovem na
vida política do país. Embora o jovem possa votar aos 16 anos, as
pesquisas têm demonstrado que isso não tem garantido a participação
política do jovem na vida social do país. De 2006 para 2010 houve
redução no número de eleitores nesta faixa etária ( http://www.estadao.com.br/especiais/quem-vota-no-brasil,112873.htm,
acesso em 20.05.12). Trabalhar este tema com os alunos é uma
oportunidade para que eles possam investigar ou conhecer mais um pouco
sobre a participação do jovem na vida política do país.
Para tal, há a possibilidade de professores de diferentes
disciplinas trabalharem juntos durante o processo ou agregarem
atividades no trabalho com os dados da pesquisa. Os professores das
disciplinas de Língua Portuguesa, História e Sociologia podem trabalhar
diferentes etapas da pesquisa ou conjuntamente.
Língua Portuguesa: organização dos textos e da pesquisa
História/Sociologia: a preparação da discussão política
Para motivar os alunos a pesquisarem sobre esta temática,
remeta-os a reportagens que mostram alguns movimentos de jovens
envolvidos em questões de protestos e reivindicações de direitos.
1ª reportagem:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5422057-EI8139,00-Jovens+acampam+em+protesto+contra+a+corrupcao+em+Campinas.html, acesso em 20.05.12.
2ª reportagem:
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/policia-militar-e-alunos-da-usp-entram-em-confronto-20111027.html, acesso em 20.05.12.
Por último, mostre aos alunos a seguinte reportagem com as seguintes proposições de questões:
a. Qual era o protesto central?
b. Qual a faixa etária predominante dos jovens participantes do processo?
c. Qual a importância deste tipo de participação para a sociedade?
d. Quais são os aspectos políticos desta participação?
Em seguida, pesquise na sala quais alunos possuem mais de 16
anos e identifique quais destes alunos já possuem título de eleitor e
quais motivos os levaram a ter ou não o título, querer ou não participar
do processo eleitoral. Perguntar também se eles já participaram de
algum movimento político.
Diga aos alunos que, da mesma forma que houve essa
investigação em sala sobre a participação política dos jovens via voto
nas eleições diretas, a turma irá pesquisar na escola a participação de
outros jovens na vida política do país em diversas modalidades que serão
exploradas adiante.
Nesta primeira etapa, os alunos investigarão diferentes formas de se participar politicamente da vida do país.
1. Divida a turma em grupos de 6 a 8 alunos;
2. Apresente para cada grupo as modalidades abaixo com os links para que pesquisem:
Grupos 1 e 2:
Referendo e Plebiscito
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9709.htm, acesso em 20.05.12. Peça que resumam o texto da Constituição Federal.
Grupos 3 e 4:
Conselhoshttp://www.conselhos.mg.gov.br/pagina/listagem_conselhos, acesso em 10.05.12. Peça ao grupo que definam e deem exemplos de Conselhos nos níveis municipal e estadual.
3. Terminado este trabalho, os alunos agregam todos os resumos e constroem um texto coletivo em sala e distribuem a todos.
a. Cada grupo apresenta o seu resumo para a turma via email criado para cada grupo;
b. De posse de todos os resumos, um grupo se responsabiliza pela compilação dos resumos aglutinando os textos;
c. Terminada a compilação, o grupo posta o texto numa Webquest;
d. Postando o texto, todos os grupos podem contribuir
expandindo o mesmo a cada nova informação surgida podendo ser
semanalmente, por exemplo.
e. O site a seguir auxilia na construção de uma Webquest: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88, acesso em 20.05.12. Clicar em "Webquest".
Aulas 4 a 8: o problema, a hipótese e a pesquisa
Atividade 1:
A partir do debate sugerido no início da aula, ajudar o aluno a
definir qual o questionamento/interesse central que motivou a pesquisa
sobre esta temática.
Propor esta questão para apreciação dos alunos:
- a participação política do jovem na vida da escola também tem sido pouco significativa?
A seguinte hipótese poderá surgir: Será que o jovem de nossa
escola participa ativamente da vida política de nosso país seja no nível
municipal (inclusive na própria escola), estadual ou federal?
Levantada a hipótese, o professor passa à construção da pesquisa.
Atividade 2: O que é uma pesquisa de campo?
Nessa atividade, os alunos de cada turma participante deverão
conhecer o que é uma pesquisa de campo e quais são suas
características. No site abaixo, os alunos poderão ler e discutir sobre o que é e como se faz uma pesquisa de campo.
http://www.slideshare.net/francescotorres/pesquisa-de-campo-3641157, acesso em 21.05.12. Os slides explicam o passo a passo e apresentam um exemplo.
Atividade 3: Quem iremos entrevistar e o que iremos perguntar?
Nesta atividade, os alunos deverão definir o público a ser
entrevistado e as perguntas que constarão no questionário. Uma sugestão é
entrevistar os alunos de 16 anos da escola. Caso seja uma escola com
muitos alunos, a sugestão é de que entrevistem apenas 10% do número de
alunos da escola.
Para tal, os alunos farão grupos focais reunindo jovens de
diferentes idades e de diferentes séries da escola para uma conversa
informal que será gravada. Serão reunidos jovens a partir de 16 anos.
1. Os alunos se dividirão em grupos;
2. Cada grupo irá reunir cerca de 15 jovens em uma sala com horário marcado para a conversa;
3. O professor construirá com eles um roteiro para início do
debate lembrando que não há rigidez na condução, pois que o importante é
os jovens ficarem à vontade para se manifestarem;
4. As conversas serão gravadas ou filmadas com autorização dos jovens participantes;
5. Terminada a conversa os alunos irão compilar os resultados, organizando as falas dos jovens;
6. A apresentação destes resultados para discussão será feita
em sala de aula com apresentação dos vídeos e outros materiais que
utilizaram como registro.
Exemplo de como compilar os dados organizando estas falas:
Questão | idade | sexo | Pergunta1 | Pergunta2 | Pergunta3 | Pergunta4 |
01- O que entende por participação na vida política | 16 | fem | ||||
02- Você já votou alguma vez? | ||||||
03- Fale como participa da vida política na sua comunidade | ||||||
04 - Conhece outras formas de participação política? | ||||||
05 - Gostaria de participar mais da vida política? |
SEMINÁRIO
As próximas atividades serão feitas em forma de um Seminário
organizado pelo professor que será o mediador e coordenador da
atividade.
1. Os grupos que fizeram a pesquisa se manterão para a apresentação dos resultados;
2. O professor marca um dia para o Seminário;
3. Cada grupo ficará responsável pela organização da apresentação dos conteúdos;
4. O professor instrui aos outros grupos que durante a
apresentação, deverão preparar questionamentos para o grupo que está
apresentando para o debate final;
5. O professor pede que os grupos analisem e discutam os dados levantados na pesquisa: gravações e respostas dos questionários;
avaliando os alunos da escola, no que se refere às suas concepções do
que seja participação na vida política; se o jovem da escola tem feito
uso do direito de votar; se a presença do jovem na vida política da
comunidade é significativa e o desejo destes jovens de participar na
vida política do país;
6. A apresentação destes resultados para
discussão poderá utilizar apresentação dos vídeos e outros materiais que
utilizaram como registro;
7. Ao término de cada apresentação, o professor apresenta os questionamentos e abre para o debate na turma;
8. Terminadas todas as apresentações, o professor faz o
fechamento do Seminário concluindo as ideias e, se for o caso, propondo
outras pesquisas para aprofundar o assunto.
9. Os grupos podem também divulgar os dados para fora da sala de aula e da escola criando um blog para esta divulgação.
Mais ideias para se organizar um seminário:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28082, acesso em 25.06.12.
Recursos Complementares
1. Sugestão de link para o professor:
http://www.acaoeducativa.org/index.php/quem-somos. Site que promove ações nas áreas de Educação, Cultura e Juventude.
http://www.acaoeducativa.org/index.php/quem-somos. Site que promove ações nas áreas de Educação, Cultura e Juventude.
Avaliação
Avalie a compreensão dos alunos quanto às etapas e o desenvolvimento da pesquisa.
Avalie a organização e envolvimento dos grupos ao prepararem o material da pesquisa e ao irem a campo para efetivá-la.
Avalie também a contribuição da pesquisa para a ampliação da consciência crítica e política do aluno.
Referência:
Sousa, Klenio Antonio. A Participação politica dos jovens na vida social do país. jun. 2012.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41229>. Acesso em: 29 abr. 2014.
Avalie a organização e envolvimento dos grupos ao prepararem o material da pesquisa e ao irem a campo para efetivá-la.
Avalie também a contribuição da pesquisa para a ampliação da consciência crítica e política do aluno.
Referência:
Sousa, Klenio Antonio. A Participação politica dos jovens na vida social do país. jun. 2012.
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41229>. Acesso em: 29 abr. 2014.
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